
Brincadeira de criança como é bom, mas além de ser importante para o divertir da infância, o brincar possui papel essencial no desenvolvimento humano e suas capacidades psíquicas e motoras. O lúdico proporciona com que a criança invente e reinvente, assimile ideias, use sua criatividade e aprenda.
Através da interação realizada pelas brincadeiras, a criança pode perceber limites e diferenças nas relações. Também demonstra em suas atividades a representação do mundo que possuem de referencial, ou seja, no faz de conta ela utilizará suas experiências aplicadas na sua criatividade. Desta forma, as crianças comunicam seus pensamentos e suas experiências nas histórias do brincar.
Assim, as trocas proporcionadas pela socialização poderá influenciar na auto estima futura, e também na satisfação afetiva à medida que constrói laços com seus companheiros de brincar, pois assim se constrói amizades.
Com a possibilidade de autonomia na interação com as formas das brincadeiras, o ser vai se tornando ativo e expressando sua liberdade e individualidade.
Algumas brincadeiras, além da questão de se divertir com os amigos, fazem com que a criança tenha consciência corporal e desenvolvimento motor, por exemplo através das danças, das rodas, dos jogos esportivos, da amarelinha e do pular corda.
A cognição e suas funções (atenção, memória, percepção…) também poderão ser desenvolvidas, como por exemplo o jogo da memória, o quebra cabeça, alguns jogos de tabuleiro e dinâmicas de repetição.
A diversidade das brincadeiras terão benefícios diversos para a criança, seja ela, de qual idade for.